quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Relato pessoal

Relato pessoal, nada mais é do que uma relato que uma pessoa faz de algo que aconteceu com ela, quando contamos uma novidade à um amigo por exemplo. É um texto com narrador-personagem, em primeira pessoa, e tem tempo e espaço bem definidos. Pode ser escrito ou falado, e pode ter qualquer tipo de linguagem dependo do nível de intimidade do narrador com a pessoa a quem se conta o fato ocorrido.

Características

  • Narra fatos reais vividos por uma pessoa e suas consequências;
  • Apresenta elementos básicos da narrativa como:
  • - sequência de fatos,
    - pessoas,
    - tempo,
    -espaço;
  • O narrador é protagonista;
  • Verbos e pronomes são empregados predominantemente na 1ª pessoa;
  • Os verbos oscilam entre o pretérito perfeito e o presente do indicativo;
Exemplo de um relato pessoal:

Era um fim de semana como os outros, só que nesse fim de semana todos na minha casa estavam viajando e eu estava lá sozinho, podendo fazer qualquer coisa. Como eu estava com preguiça de sair, e já que eu estava sozinho chamei alguns amigos e nós ficamos lá, comendo, bebendo conversando, vendo TV e escutando música. Depois disso todos foram em bora e eu dormi muito até o horário de almoço do dia seguinte.

Como viram é realmente muito simples!!!


Pedro Terra - Turismo II


Nenhum comentário:

Postar um comentário